sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Robledo, parte 2: preparando as malas.


Comecei a vasculhar a Internet, buscando informações sobre como chegar lá. Pelo site da Renfe (Red Nacional de los Ferrocarriles Españoles) vi que era fácil, uma hora e pouco.


O grande desafio agora era saber que dia a igreja estaria aberta, a que horas e se é que ela estaria aberta mesmo. Mais ainda: se eu fosse, conseguiria ver as pinturas?


Liguei para a prefeitura, mas caí numa gravação com alguns horários. Mesmo assim, não queria arriscar. Eu tinha que falar com alguém para ter certeza... a gravação poderia estar desatualizada, e o mesmo eu concluí de muitos sites que pesquisei.


Conversei com um casal de amigos que moram aqui em Madrid e com a administradora do hotel onde estou. Os três foram categóricos: se há um dia em que a igreja estará aberta, é no domingo, por causa da missa. E ela acontece em torno de 12h.


Passei a caçar os horários das missas em Robledo e nos povoados vizinhos, mesmo em Madri, talvez houvesse um padrão. Depois de dezenas de sites, caí no misas.org:



Beleza. Eu já tinha o horário (que batia com o que tinham me dito), o telefone da igreja e até o endereço. O site parecia estar atualizado: La cúpula está decorada con pinturas de dragones.


Google Maps: a distância entre a estação de trem e o povoado de Robledo equivale a 45 minutos a pé, então tem que ser de ônibus. A cidade fica encravada na montanha, então são subidas e descidas intermináveis, e no verão... Há ônibus o dia todo? E no domingo?


Fuçando um pouco mais, descobri que Robledo era um pouco maior do que eu imaginava. O site http://robledodechavela.es/ mostrava que há uma estação da NASA lá.


WTF???


Sim, há, e desde 1964. Está aberta à visitação. O fato é que eu não estava nem aí para alienígenas vivendo em Robledo. Descobri que o povoado é uma Vila Europeia do Esporte, desde 2010.


Mas eu queria era ver a igreja.


Pesquisando um pouco mais, descobri no abc.es que De la Fuente (o prefeito) ha asegurado que, desde que se descubrieron los dragones, entre 300 y 400 personas visitan Robledo de Chavela cada fin de semana para ver la iglesia de Nuestra Señora de la Asunción. Além disso, ainda nas palavras do mesmo: Es un orgullo que se hayan descubierto y espero y deseo que todo el mundo disfrute de ello y que personas de la Comunidad de Madrid y de fuera de ella nos visiten.


Na busca pelo ônibus, no site da cidade, encontrei essa tabela:


Fui na estação de trem comprar a passagem. Lá descobri que o buraco era mais embaixo. Devo ter visto errado na Internet, mas não há a grande opção de trens que eu achei que houvesse entre Madrid e Robledo.

Um trem sai de Madrid as 09h35m e chega em Robledo as 11h01m, então era nesse que eu iria.


O próximo trem voltando de Robledo sai as 14h56m, e depois desse, 20h56m.


Não quis arriscar. Precisava voltar no de 14h56m (ou três menos cinco, como eles dizem por aqui). Se optasse por voltar de noite e desse qualquer problema, teria que dormir lá.


Cruzando esses horários com os do ônibus, eu chegaria as 11h01m, pegaria o ônibus das 11h25m e chegaria sei lá que horas no povoado (depois descobri que são 10 minutos no máximo). Teria que voltar a estação de trem no ônibus das 13h50m. Não queria arriscar e pegar o das 14h40m, pois o trem saía as 14h56m...


Contas a parte, eu tinha aproximadamente duas horas para encontrar a igreja, ver as pinturas, almoçar e voltar para o ponto de ônibus.


No guichê, ainda meio em dúvida, com a atendente me perguntando repetidas vezes Em que trem você volta? enquanto eu fazia essas maquinações todas mentalmente, respondi que voltaria as 14h56m.


Ela carimbou meus bilhetes, brigou comigo pois meu cartão não estava assinado e finalmente me disse: Você sai daqui agora, vai na sala ao lado e olha o mapa, pois essa viagem tem transbordo em El Escorial, ou seja, você desce do trem e tem que correr para pegar outro...


Saí de lá com os dois papéis na mão, ida e volta, pensando Onde é que eu fui me meter...


Viajaria no dia seguinte para o povoado, num domingo, sem nem falar espanhol direito...




Continua...

Nenhum comentário: